Ele nasceu há 9 anos e, por mais que no mundo real isso não represente muito, para a vida online já é tempo demais. Mas, mesmo já velhinha e caduca, a versão 6 do Internet Explorer ainda conta com um alto número de usuários.
Um dos motivos para tanta popularidade é simples: o Internet Explorer 6 era o navegador padrão do Windows XP. Assim, muita gente se acostumou com ele e nem chegou a pensar em usar um navegador melhor e mais moderno. Só que a versão 6 do Internet Explorer é muito limitada para os dias de hoje. Para tentar enterrar o 6 de vez, vários sites passaram a encerrar suporte ao navegador. Até mesmo o Google abriu campanha contra o o uso da versão 6. O YouTube, por exemplo, não exibe mais seus vídeos para o browser desde março deste ano.
As medidas tomadas não são simples intrigas da oposição. A própria Microsoft incentiva os usuários a atualizar o navegador.
"A gente sabe que o Internet Explorer 6 é um browser que foi criado há mais de 10 anos. Então você imagina o que era navegar na Internet há 10 anos. Era um contexto completamente diferente do que a gente vê hoje. A gente tinha um outro tipo de navegação em si, os sites eram construídos de uma outra maneira, existiam outros tipos de ameaças. Então, hoje, se a gente for olhar o IE6, ele é um browser que não funciona mais para o tipo de usuário de hoje, para o tipo de sites que a gente vê hoje e, principalmente, pro tipo de ameaças que a gente vê hoje na internet", analisa a gerente de Produtos do Internet Explorer, Ana Beatriz Silveira.
A versão atual do browser de Bill Gates é o Internet Explorer 8. É claro que ele é melhor que a versão 6, mas ainda assim recebe muitas críticas. O pessoal mais ligado em tecnologia prefere outros navegadores. Para essa turma, o melhor é o Firefox, da Mozilla. E, mais recentemente, o Chrome do Google. A Microsoft que já dominou praticamente sozinha esse mercado vem perdendo muito espaço nos últimos anos. Mas, a turma do tio Bill sonha em estancar essa perda de usuário e coloca várias fichas num nova versão do navegador. O Internet Explorer 9 foi anunciado no final do ano passado e já está liberado em sua versão de testes para desenvolvedores. O pessoal da Microsoft jura que o novo browser vai desfazer a má impressão dos últimos anos.
"Um único código, o HTML5, roda em todos os navegadores. Estamos trabalhando arduamente para isso, trabalhando com W3C, um forum que define o padrão de HTML 5, trabalhando também com os desenvolvedores para testar o código, testar o nosso navegador para que esteja realmente de acordo com o HTML 5. E o segundo ponto que estamos reforçando no IE9 é o desempenho no sentido de visualização do site. A gente quer acelerar a navegação por meio do IE9", explica o gerente de Novas Tecnologias da Microsoft, Galileu Oliveira.

Já a nova versão do Internet Explorer 9, é muita além das espectativas. Porque? A leitura na web será bem mais dinâmica e com possibilidade de alteração no tamanho das letras. Maior velocidade na renderização de imagens e mapas. Este também é outro ponto forte do IE9. Gráficos puderam ser ampliados em até 3 vezes sem perder definição. Outra aposta forte da Microsoft está na computação em nuvem. Muitas possibilidades devem surgir em breve, e o usuário pode esperar aplicativos que terão muita interação com o browser e outros softwares.
Fonte: Olhardigital.com
Postagem por:
Matheus Felipe
Nenhum comentário:
Postar um comentário