Index Labels

. . Nenhum comentário:

Eis o tempo de conversão … Podemos nos perguntar: qual tempo? É o nosso tempo, no qual insistimos em imprimir nossas marcas em sua história. Tempo de profundas transformações. Alguns chegam a declarar com total convicção: “eis aí a mudança de época”. As mudanças ocorrem, é verdade, em todos os campos, é impossível não perceber. Damo-nos conta de que as mudanças se iniciam já no campo da consciência e das cosmovisões. Há mudanças do “mundo das essências” (dos argumentos) para o “mundo da existência” (natureza, da física), e se apresentam com de forma real a passagem da consciência antropocêntrica (homem como centro) a uma consciência cosmocêntrica (mundo como centro).

Nunca foi tão importante pensar que tudo deve ser compreendido em relação ao todo, com o planeta, com o cosmos, etc.. Uma consciência planetária entra em cena nos tempos atuais. Na economia, surgem mudanças significativas, com duas correntes que percorrem caminhos opostos em suas intenções: uma é a economia que estabelece a interdependência do mercado (perspectiva de Davos), privilégio para poucos; como alternativa, o movimento da economia solidária (Fórum Social Mundial), esperança da grande maioria. Transformações visíveis ocorrem no campo científico-técnico, passando de uma civilização industrial a uma civilização cibernética (enxurradas de informações em diversificados e sofisticados meios), com pouca capacidade de síntese.

No campo social, cresce a concentração de renda nas mãos de poucos e aumento em grandes proporções da pobreza e da exclusão social. Mas, também é notório que cresce a consciência de cidadania, dos direitos que garantem a dignidade da pessoa humana. No campo da ética, há mudanças de suma importância. Cada um faz aquilo que quer sem estar preocupado com o outro que lhe está defronte e exige respeito à sua condição de ser humano privilegiado, como bem evidenciou Sartre: “bom é aquilo que é bom para mim; ruim é aquilo que é ruim para mim”.

No entanto, há aqueles que se descobrem parte do cosmos, assumindo uma postura de defesa da vida e de seus ecossistemas; pessoas que garantem relações de gratuidade, misericórdia e comunhão. Na esfera do religioso, há transformações significativas. Há uma sede de espiritualidade, há uma fome de sentido, nas palavras de Viktor Frankl, uma “vontade de sentido”.

É dentro desse mar de contraditoriedades que vamos mergulhar e, cada vez mais, precisamos fazer uma dupla reflexão, com a mente e com o coração. Precisa-se urgentemente reformar o jeito de pensar e para isso, temos a Quaresma, tempo oportuno para abrir o coração e deixar Deus fazer sua morada e nos ajudar a ser mais humanos. E, sendo mais humanos,somos convocados a sermos mais filhos e filhas de Deus e irmãos daqueles que conosco vivem, principalmente aqueles que mais precisam de nós neste mundo que tanto se desenvolve, porém, tantas vezes, deixando tantos rostos e histórias para traz.

Postagem por:
Elielton Menezes elieltonmenezs_pe@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensamento

"Querido Jovem, só Jesus conhece vosso coração, vossos desejos mais profundos. Só Ele lhe amou até a morte, e é capaz de saciar vossas aspirações.

Suas palavras de vida eterna, são palavras que dão sentido a vida. Ninguém, fora Cristo, poderá lhe dar a verdadeira felicidade."

Papa João paulo II

SEJAM TODOS BEM VINDOS!!!

PAZ E BEM!!

Olá gente, sejam bem vindos ao Blog da Pastoral da Juventude da Cidade de Goiana-PE.

Esperamos contar com todos vocês para o que der e vier, ou seja, tudo.

E para não esquecer, acompanhe-nos para que possamos fortalecer cada vez mais esse Reino de Deus com nossa JUVENTUDE firme e forte. Ok?

Abraços da PJ Goiana

Para dúvidas e sugestões envie e-mail para juventudegoiana@yahoo.com.br ou entre em contato com um de nossos comunicadores.
Será um prazer contarmos com você!!

Paz e bem
Pedimos a todos que visitarem este blog para que deixem sua opinião no mural de recados sugestões,pedidos e muito mais.

agradecemos a atenção!
Tecnologia do Blogger.

MURAL DE RECADOS